DESCRIÇÃO BÁSICA

Compressor de ar, estacionário ,alternativo de pistão, lubrificado de dois estágios, simples efeito, resfriado a ar.

DADOS TÉCNICOS

Pressão de serviços………………………….10,5 KGF/CM2 (150PSI)

Vazão Efetiva/Min……………………………..1,63m3/min ( 58 PCM)

Potência do acionamento……………………………… CV

DADOS CONSTRUTIVOS

Carcaça em ferro fundido com tampas laterais para inspeção. Carter para decantação e resfriamento de óleo lubrificante. O virabrequim do tipo extra-pesado , girando sobre rolamentos balanceado dinamicamente. As bielas são equipadas com casquilhos substituíveis de metal branco, tipo automotivo. Os três pistões são em ferro fundido, com 4anéis e ranhuras especiais de lubrificação e pino do pistão flutuantes em buchas de bronze. Os cabeçotes de ferro-liga, permitem fácil acesso para inspeções de rotina das válvulas e do desligador. São usados cilindros de ferro-liga, retificados espelhados internamente, providos de amplas aletas para resfriamento. As válvulas são do tipo auto limpantes com disco de aço  inoxidável e mola. São silenciosas e de fácil manutenção.

SISTEMA DE RESFRIAMENTO

É feito através da própria polia. Para o arrefecimento do ar comprimido, entre a saída do 1º e a entrada do 2º estágio é feito através de uma serpentina de cobre. Possui válvula de dreno e de segurança.

LUBRIFICAÇÃO

A lubrificação e do tipo centrifuga em todas as partes vitais. Não usa bomba ou encanamentos que possam entupir ou

enguiçar. Devido ao esquema de fluxo, o óleo só necessita de troca a cada 500 horas de uso.

SISTEMA DE CONTROLE DE CAPACIDADE

O sistema de controle de capacidade do compressor é do tipo carga/ alívio.A válvula piloto recebe a pressão do reservatório e na pressão calibrada libera o ar que irá atuar o desligador pneumático das válvulas de alta pressão e o de baixa pressão, fazendo com que o compressor trabalhe em vazio. Quando a pressão do reservatório cai para cerca de 10% do valor calibrado, a válvula piloto estrangula a passagem de ar, fazendo com que o compressor entre em carga.

Ao chegar a pressão de serviço calibrada na válvula piloto, esta atua sobre o desligador da válvula de alta pressão e sobre o desligador pneumático na baixa pressão ,este ùltimo montado entre o filtro de aspiração e a entrada no compressor. Assim o compressor trabalha vazio. Caindo a pressão do reservatório  em ca. 10% do valor calibrado na válvula piloto, o compressor entra novamente em regime de serviço enchendo o reservatório.

ACIONADOR

O compressor é acionado por meio de correias em “ V “.