DESCRIÇAO BÁSICA
Compressor de ar, estacionário, alternativo de pistão, lubrificado, simples efeito, resfriado a ar , acionado por motor elétrico, montado sobre uma base metálica.
DADOS TÉCNICOS
Pressão normal de trabalho ……… 3.0 kg/cm2 (43 psig)
Deslocamento ………………………… 8,00 m3/min. (282 pcm)
Descarga livre efetiva de ar,
à pressão de trabalho ………………. 6,00 m3/min. (212 pcm)
Diâmetro do pistão 1.o estágio …. 120 mm.
Curso do pistão ………………………. 120 mm.
Rotação do compressor …………… 1175 rpm.
Potência do motor elétrico ………. 40 cv x 1760 RPM
Capacidade do cárter………………. 5,5 litros
Comprimento………………………….. 1500 mm.
Largura ………………………………….. 820 mm.
Altura…………………………………….. 970 mm.
Diâmetro da saída
de ar (flangeada) …………………….. 1 1/2”
Peso aproximado…………………….. 630 kg.
DADOS CONSTRUTIVOS
Carcaça
em ferro fundido, onde são montados os três
cabeçotes de baixa pressão, dispostos em forma de “W “. O virabrequim,
do tipo extra- pesado, está apoiado sobre rolamentos e as bielas em casquilhos
substituíveis de metal branco. As válvulas de admissão e descarga são do tipo
disco e mola e de fácil manutenção. O filtro de ar em seco, está montado sobre
carcaça de aspiração.
SISTEM A DE RESFRIAMENTO
O resfriamento é através de um ventilador acionado por uma transmissão de engrenagens; que aspira o ar do ambiente jogando sobre os cilindros e cabeçotes.
LUBRI FICAÇÃO
A lubrificação é do tipo centrífuga gerada através da caixa de engrenagem, atingindo todas as partes vitais do compressor, não necessitando de bomba.
TRANSMISSÃO
A transmissão é feita por meio de polias e correias em “V “, cujo o sentido de rotação é horário, olhando-se para polia onde há uma sete indicadora.