DESCRIÇAO BÁSICA

Compressor de ar, estacionário, alternativo de pistão, lubrificado, simples efeito, resfriado a ar , acionado por motor elétrico, montado sobre uma base metálica.

DADOS TÉCNICOS

Pressão normal de trabalho ……… 3.0 kg/cm2 (43 psig)

Deslocamento ………………………… 8,00 m3/min. (282 pcm)

Descarga livre efetiva de ar,

à pressão de trabalho ………………. 6,00 m3/min. (212 pcm)

Diâmetro do pistão 1.o estágio …. 120 mm.

Curso do pistão ………………………. 120 mm.

Rotação do compressor …………… 1175 rpm.

Potência do motor elétrico ………. 40 cv x 1760 RPM

Capacidade do cárter………………. 5,5 litros

Comprimento………………………….. 1500 mm.

Largura ………………………………….. 820 mm.

Altura…………………………………….. 970 mm.

Diâmetro da saída

de ar (flangeada) …………………….. 1 1/2”

Peso aproximado…………………….. 630 kg.

DADOS CONSTRUTIVOS

Carcaça em ferro fundido, onde são montados os três  cabeçotes de baixa pressão, dispostos em forma de “W “. O virabrequim, do tipo extra- pesado, está apoiado sobre rolamentos e as bielas em casquilhos substituíveis de metal branco. As válvulas de admissão e descarga são do tipo disco e mola e de fácil manutenção. O filtro de ar em seco, está montado sobre carcaça de aspiração.

SISTEM A DE RESFRIAMENTO

O resfriamento é através de um ventilador acionado por uma transmissão de engrenagens; que aspira o ar do ambiente jogando sobre os cilindros e cabeçotes.

LUBRI FICAÇÃO

A lubrificação é do tipo centrífuga gerada através da caixa de engrenagem, atingindo todas as partes vitais do compressor, não necessitando de bomba.

TRANSMISSÃO

A transmissão é feita por meio de polias e correias em “V “, cujo o sentido de rotação é horário, olhando-se para polia onde há uma sete indicadora.